Virtudes dos Peixes
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PEIXE
DE TOBIAS
-
o fel sara a cegueira;
-
o coração lança fora os demónios;
RÉMORA
-
tão pequeno no corpo e tão grande na
força e no poder;
TORPEDO
-
descarga eléctrica que faz tremer o
braço do pescador;
QUATRO-OLHOS
-
dois olhos voltados para cima para se
vigiarem das aves;
- dois olhos voltados para
baixo para se vigiarem dos peixes.
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Defeitos dos Peixes |
RONCADORES
-
embora tão pequenos roncam muito
(simbolizam a arrogância e a soberba);
PEGADORES
-
sendo pequenos, pregam-se nos maiores,
não os largando mais (simbolizam o
parasitismo);
VOADORES
-
sendo peixes, também se metem a ser aves
(simbolizam a presunção (vaidade) e a
ambição);
POLVO
- com aparência de santo, é o
maior traidor do mar (simboliza a
traição).
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Cultismo |
O
CULTISMO, caracterizado por uma
linguagem rebuscada, culta,
extravagante, descritiva, serve-se
sobretudo de três artifícios (jogo de
palavras (ludismo verbal), jogo de
imagens e jogo de construções) para
esconder, sob um burilado excessivo da
forma, uma temática estéril e banal.
Trocadilhos, aliterações, homonímia,
sinonímia, perífrases e extravagância de
vocábulos são alguns dos artifícios de
que se serve. É também designado por
gongorismo devido ao escritor espanhol
Luís de Gôngora, que serviu de modelo
aos nossos poetas.
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Conceptismo |
O CONCEPTISMO é, pois, caracterizado por
um jogo de ideias ou conceitos, seguindo
um raciocínio lógico, racionalista, que
utiliza uma retórica aprimorada. Para tal,
recorre a um conjunto de artifícios
estilísticos como comparações, metáforas e
imagens de enorme ousadia, ou ainda
sinédoques e hipérboles, entre outros, que
conduzem a uma tal densidade conceptual
que obscurece o seu conteúdo. Um dos
principais cultores do conceptismo foi o
espanhol Quevedo.
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Conceitos Predicáveis
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Os conceitos predicáveis consistem em
«figuras» ou alegorias pelas quais se pode
realizar uma pretensa demonstração de fé,
ou verdades morais, ou até juízos
proféticos. O processo, como notou António
Sérgio, deriva da interpretação do Velho
Testamento como conjunto de
«prefigurações» do que narra o Novo
Testamento. Depois, os passos bíblicos
tornaram-se pretexto para construções
mentais arbitrárias, em que brilha o
virtuosismo do orador. (Coelho, Jacinto do
Prado, DICIONÁRIO DA LITERATURA)
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por Manuel Maria
Constituído o sermão
por seis capítulos, muitos estudiosos tendem a
estabelecer uma correspondência linear entre estes e as quatro
partes da retórica clássica: exórdio
(Cap. I), exposição (Cap. II e III), confirmação
(Cap. IV e V) e peroração (Cap. VI).
Porém, atendendo a que
o Padre António Vieira teve o cuidado de
declarar que dividia o sermão em duas partes
(início do Cap. II), o que se verifica é a
existência de dois diferentes momentos de
exposição e dois diferentes momentos de
confirmação.
Assim,
temos o primeiro momento de exposição no Cap.
II, momento em que fala dos louvores dos peixes
em geral, seguindo-se a respectiva confirmação,
no Cap. III, com os louvores em particular
(peixe de Tobias, rémora, torpedo e
quatro-olhos). O segundo momento de exposição
surge no Cap. IV, ao falar da repreensão dos
vícios em geral, seguindo-se a respectiva
confirmação, no Cap. V, com as repreensões em
particular (roncadores, pegadores, voadores e
polvo).
Estrutura
do
Sermão
1. INTRODUÇÃO (Exórdio) - cap.I
A partir do conceito predicável "vós
sois o sal da terra": "Santo António foi sal da
terra e foi sal do mar."
2. DESENVOLVIMENTO (Exposição e
Confirmação) - cap. II a V
"(...) para que procedamos com alguma
clareza, dividirei, peixes, o vosso sermão em
dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas
atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos
vícios."
2.1. LOUVOR DAS VIRTUDES
"Começando, pois, pelos vossos
louvores, irmãos peixes, ..."
2.1.1. LOUVORES EM GERAL - cap.
II (1.º momento da Exposição)
a) "ouvem e não falam"
b) "vós fostes os primeiros que Deus
criou"
c) "e nas provisões (...) os primeiros
nomeados foram os peixes"
d) "entre todos os animais do mundo, os
peixes são os mais e os maiores"
e) "aquela obediência, com que chamados
acudistes todos pela honra de vosso Criador e
Senhor"
f) "aquela ordem, quietação e atencão
com que ouvistes a palavra de Deus da boca do
seu servo António. (...) Os homens perseguindo a
António (...) e no mesmo tempo os peixes (...)
acudindo a sua voz, atentos e suspensos às suas
palavras, escutando com silêncio (...) o que não
entendiam."
g) "só eles entre todos os animais se
não domam nem domesticam"
2.1.2. LOUVORES EM PARTICULAR -
cap. III (1.º momento da Confirmação)
2.1.2.1. SANTO PEIXE DE TOBIAS
"o fel era bom para curar da cegueira";
"o coração para lançar fora os demónios"
2.1.2.2. RÉMORA
"(...) se se pega ao leme de uma nau da
índia (...) a prende e amarra mais que as mesmas
âncoras, sem se poder mover, nem ir por diante."
2.1.2.3. TORPEDO
"Está o pescador com a cana na mão, o
anzol no fundo e a bóia sobre a água, e em lhe
picando na isca o torpedo, começa a lhe tremer o
braço. Pode haver maior, mais breve e mais
admirável efeito?"
2.1.2.4. QUATRO-OLHOS
"e como têm inimigos no mar e inimigos
no ar, dobrou-lhes a natureza as sentinelas e
deu-lhes dois olhos, que direitamente olhassem
para cima, para se vigiarem das aves, e outros
dois que direitamente olhassem para baixo, para
se vigiarem dos peixes."
2.2. REPREENSÃO DOS VÍCIOS
"Antes, porém, que vos vades, assim
como ouvistes os vossos louvores, ouvi também
agora as vossas repreensões."
2.2.1. REPREENSÕES EM GERAL -
cap. IV (2.º momento da Exposição)
a) "(...) é que vos comedes uns aos
outros."
b) "Não só vos comeis uns aos outros,
senão que os grandes comem os pequenos."
c) "Se os pequenos comeram os grandes,
bastara um grande para muitos pequenos; mas como
os grandes comem os pequenos, não bastam cem
pequenos, nem mil, para um só grande."
2.2.2. REPREENSÕES EM PARTICULAR
- cap. V (2.º momento da Confirmação)
2.2.2.1. RONCADORES
"É possível que sendo vós uns peixinhos
tão pequenos, haveis de ser as roncas do mar?"
2.2.2.2. PEGADORES
"Pegadores se chamam estes de que agora
falo, e com grande propriedade, porque sendo
pequenos, não só se chegam a outros maiores, mas
de tal sorte se lhes pegam aos costados, que
jamais os desferram."
2.2.2.3. VOADORES
"Dizei-me, voadores, não vos fez Deus
para peixes? Pois porque vos meteis a ser aves?
(...) Contentai-vos com o mar e com nadar, e não
queirais voar, pois sois peixes."
2.2.2.4. POLVO
"E debaixo desta aparência tão modesta,
ou desta hipocrisia tão santa (...) o dito polvo
é o maior traidor do mar."
3. CONCLUSÃO (Peroração) - cap.
VI
"Com esta última advertência vos
despido, ou me despido de vós, meus peixes. E
para que vades consolados do sermão, que não sei
quando ouvireis outro, quero-vos aliviar de uma
desconsolação mui antiga, com que todos ficastes
desde o tempo em que se publicou o Levítico."
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