Virtudes dos Peixes
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PEIXE DE
TOBIAS
- o fel
sara a cegueira;
- o
coração lança fora os demónios;
RÉMORA
- tão
pequeno no corpo e tão grande na força e no
poder;
TORPEDO
-
descarga eléctrica que faz tremer o braço do
pescador;
QUATRO-OLHOS
- dois
olhos voltados para cima para se vigiarem das
aves;
-
dois olhos voltados para baixo para se vigiarem
dos peixes.
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Defeitos dos Peixes |
RONCADORES
- embora
tão pequenos roncam muito (simbolizam a
arrogância e a soberba);
PEGADORES
- sendo
pequenos, pregam-se nos maiores, não os largando
mais (simbolizam o parasitismo);
VOADORES
- sendo
peixes, também se metem a ser aves (simbolizam a
presunção (vaidade) e a ambição);
POLVO
-
com aparência de santo, é o maior traidor do mar
(simboliza a traição).
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Cultismo |
O CULTISMO,
caracterizado por uma linguagem rebuscada,
culta, extravagante, descritiva, serve-se
sobretudo de três artifícios (jogo de palavras
(ludismo verbal), jogo de imagens e jogo de
construções) para esconder, sob um burilado
excessivo da forma, uma temática estéril e
banal. Trocadilhos, aliterações, homonímia,
sinonímia, perífrases e extravagância de
vocábulos são alguns dos artifícios de que se
serve. É também designado por gongorismo devido
ao escritor espanhol Luís de Gôngora, que serviu
de modelo aos nossos poetas.
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Conceptismo |
O CONCEPTISMO é, pois, caracterizado por um jogo
de ideias ou conceitos, seguindo um raciocínio
lógico, racionalista, que utiliza uma retórica
aprimorada. Para tal, recorre a um conjunto de
artifícios estilísticos como comparações,
metáforas e imagens de enorme ousadia, ou ainda
sinédoques e hipérboles, entre outros, que
conduzem a uma tal densidade conceptual que
obscurece o seu conteúdo. Um dos principais
cultores do conceptismo foi o espanhol Quevedo.
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Conceitos Predicáveis
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Os conceitos predicáveis consistem em «figuras» ou
alegorias pelas quais se pode realizar uma
pretensa demonstração de fé, ou verdades morais,
ou até juízos proféticos. O processo, como notou
António Sérgio, deriva da interpretação do Velho
Testamento como conjunto de «prefigurações» do que
narra o Novo Testamento. Depois, os passos
bíblicos tornaram-se pretexto para construções
mentais arbitrárias, em que brilha o virtuosismo
do orador. (Coelho, Jacinto do Prado, DICIONÁRIO
DA LITERATURA)
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por Manuel Maria
Constituído
o sermão por seis capítulos, muitos estudiosos tendem
a estabelecer uma correspondência linear entre
estes e as quatro partes da retórica clássica: exórdio
(Cap. I), exposição (Cap. II e III), confirmação (Cap. IV e V) e
peroração (Cap. VI).
Porém,
atendendo a que o Padre António Vieira teve o cuidado
de declarar que dividia o sermão em duas partes
(início do Cap. II), o que se verifica é a existência
de dois diferentes momentos de exposição e dois
diferentes momentos de confirmação.
Assim, temos o
primeiro momento de exposição no Cap. II, momento em que
fala dos louvores dos peixes em geral, seguindo-se a
respectiva confirmação, no Cap. III, com os louvores em
particular (peixe de Tobias, rémora, torpedo e
quatro-olhos). O segundo momento de exposição surge no
Cap. IV, ao falar da repreensão dos vícios em geral,
seguindo-se a respectiva confirmação, no Cap. V, com as
repreensões em particular (roncadores, pegadores,
voadores e polvo).
Estrutura
do
Sermão
1.
INTRODUÇÃO (Exórdio) - cap.I
A
partir do conceito predicável "vós sois o sal da terra":
"Santo António foi sal da terra e foi sal do mar."
2.
DESENVOLVIMENTO (Exposição e Confirmação) - cap.
II a V
"(...)
para que procedamos com alguma clareza, dividirei,
peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro
louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo
repreender-vos-ei os vossos vícios."
2.1.
LOUVOR DAS VIRTUDES
"Começando,
pois, pelos vossos louvores, irmãos peixes, ..."
2.1.1.
LOUVORES EM GERAL - cap. II (1.º momento da
Exposição)
a)
"ouvem e não falam"
b)
"vós fostes os primeiros que Deus criou"
c)
"e nas provisões (...) os primeiros nomeados foram os
peixes"
d)
"entre todos os animais do mundo, os peixes são os mais
e os maiores"
e)
"aquela obediência, com que chamados acudistes todos
pela honra de vosso Criador e Senhor"
f)
"aquela ordem, quietação e atencão com que ouvistes a
palavra de Deus da boca do seu servo António. (...) Os
homens perseguindo a António (...) e no mesmo tempo os
peixes (...) acudindo a sua voz, atentos e suspensos às
suas palavras, escutando com silêncio (...) o que não
entendiam."
g)
"só eles entre todos os animais se não domam nem
domesticam"
2.1.2.
LOUVORES EM PARTICULAR - cap. III (1.º momento da
Confirmação)
2.1.2.1.
SANTO PEIXE DE TOBIAS
"o
fel era bom para curar da cegueira"; "o coração para
lançar fora os demónios"
2.1.2.2.
RÉMORA
"(...)
se se pega ao leme de uma nau da índia (...) a prende e
amarra mais que as mesmas âncoras, sem se poder mover,
nem ir por diante."
2.1.2.3.
TORPEDO
"Está
o pescador com a cana na mão, o anzol no fundo e a bóia
sobre a água, e em lhe picando na isca o torpedo, começa
a lhe tremer o braço. Pode haver maior, mais breve e
mais admirável efeito?"
2.1.2.4.
QUATRO-OLHOS
"e
como têm inimigos no mar e inimigos no ar, dobrou-lhes a
natureza as sentinelas e deu-lhes dois olhos, que
direitamente olhassem para cima, para se vigiarem das
aves, e outros dois que direitamente olhassem para
baixo, para se vigiarem dos peixes."
2.2.
REPREENSÃO DOS VÍCIOS
"Antes,
porém, que vos vades, assim como ouvistes os vossos
louvores, ouvi também agora as vossas repreensões."
2.2.1.
REPREENSÕES EM GERAL - cap. IV (2.º momento da
Exposição)
a)
"(...) é que vos comedes uns aos outros."
b)
"Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes
comem os pequenos."
c)
"Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande
para muitos pequenos; mas como os grandes comem os
pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só
grande."
2.2.2.
REPREENSÕES EM PARTICULAR - cap. V (2.º momento
da Confirmação)
2.2.2.1.
RONCADORES
"É
possível que sendo vós uns peixinhos tão pequenos,
haveis de ser as roncas do mar?"
2.2.2.2.
PEGADORES
"Pegadores
se chamam estes de que agora falo, e com grande
propriedade, porque sendo pequenos, não só se chegam a
outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos
costados, que jamais os desferram."
2.2.2.3.
VOADORES
"Dizei-me,
voadores, não vos fez Deus para peixes? Pois porque vos
meteis a ser aves? (...) Contentai-vos com o mar e com
nadar, e não queirais voar, pois sois peixes."
2.2.2.4.
POLVO
"E
debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia
tão santa (...) o dito polvo é o maior traidor do mar."
3.
CONCLUSÃO (Peroração) - cap. VI
"Com
esta última advertência vos despido, ou me despido de
vós, meus peixes. E para que vades consolados do sermão,
que não sei quando ouvireis outro, quero-vos aliviar de
uma desconsolação mui antiga, com que todos ficastes
desde o tempo em que se publicou o Levítico."
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