Hybris -
                                    Sentimento que conduz os heróis da
                                    tragédia à violação da ordem
                                    estabelecida através de uma ação ou
                                    comportamento que se assume como um
                                    desafio aos poderes instituídos
                                    (leis dos deuses, leis da cidade,
                                    leis da família, leis da natureza). 
                                
                              Pathos - Sofrimento,
                                  progressivo, do(s) protagonista(s),
                                  imposto pelo Destino (Anankê) e
                                  executado pelas Parcas (Cloto, que
                                  presidia ao nascimento e sustinha o
                                  fuso na mão; Láquesis, que fiava os
                                  dias da vida e os seus acontecimentos;
                                  Átropos, a mais velha das três irmãs,
                                  que, com a sua tesoura fatal, cortava
                                  o fio da vida), como consequência da
                                  sua ousadia.  
                              Ágon - Conflito (a alma
                                  da tragédia) que decorre da hybris
                                  desencadeada pelo(s) protagonista(s) e
                                  que se manifesta na luta contra os que
                                  zelam pela ordem estabelecida. 
                                
                              Anankê - É o Destino.
                                  Preside às Parcas e encontra-se acima
                                  dos próprios deuses, aos quais não é
                                  permitido desobedecer-lhe. 
                                
                              Peripécia - Segundo
                                  Aristóteles, "Peripécia é a
                                  mutação dos sucessos no contrário".
                                  Assim, poderemos considerar um
                                  acontecimento imprevisível que altera
                                  o normal rumo dos acontecimentos da
                                  ação dramática, ao contrário do que a
                                  situação até então poderia fazer
                                  esperar.  
                              Anagnórise (Reconhecimento)
                                  - Segundo
                                  Aristóteles, "o reconhecimento,
                                  como indica o próprio significado da
                                  palavra, é a passagem do ignorar ao
                                  conhecer, que se faz para a amizade ou
                                  inimizade das personagens que estão
                                  destinadas para a dita ou a desdita."
                                  Aristóteles acrescenta: "A mais bela
                                  de todas as formas de reconhecimento
                                  é a que se dá juntamente com a peripécia,
                                  como, por exemplo, no Édipo."
                                  O reconhecimento pode ser a
                                  constatação de acontecimentos
                                  acidentais, trágicos, mas, quase
                                  sempre, se traduz na identificação de
                                  uma nova personagem, como acontece com
                                  a figura do Romeiro no Frei Luís
                                    de Sousa.  
                              Catástrofe - Desenlace trágico,
                                  que deve ser indiciado desde o início,
                                  uma vez que resulta do conflito entre
                                  a hybris (desafio da
                                  personagem) e a anankê
                                  (destino), conflito que se desenvolve
                                  num crescendo de sofrimento (pathos)
                                  até ao clímax (ponto
                                  culminante). Segundo Aristóteles, a catástrofe
                                  " é uma ação perniciosa e dolorosa,
                                  como o são as mortes em cena, as dores
                                  veementes, os ferimentos e mais casos
                                  semelhantes."  
                              Katharsis (Catarse) -
                                    Purificação das emoções e paixões
                                    (idênticas às das personagens),
                                    efeito que se pretende da tragédia,
                                    através do terror (phobos) e
                                    da piedade (eleos) que deve
                                    provocar nos espectadores.